Bem Estar

Tapioca: arma poderosa para quem quer perder peso

A tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade.

A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.

Versátil e fácil de fazer, ela tem como principal ingrediente a goma, e pode ser preparada com diferentes recheios, de forma nutritiva.

Sugestão de leitura: Incrível: Suco detox ajuda perder peso

Origem da tapioca

A tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco.

A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca (substância farinácea também conhecida como tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida aglutina-se e se transforma em um tipo de panqueca ou crepe seco.

O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.

Há também variedades conhecidas como beiju de lenço, beiju de massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano.

Benefícios da tapioca

O endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, explica que a tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos.

No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso na hora de consumi-la, pois 50 grama da massa tem 70 calorias. “Sugiro comê-la como uma refeição, podendo ser no café da manhã, almoço ou jantar. O ideal é apenas uma tapioca por dia, nada em excesso faz bem ao organismo”, diz.

Aprenda a fazer a tapioca

Separamos um vídeo incrível com dicas sobre o preparo da tapioca.

Lembre-se de que você poderá criar sua própria receita, preferencialmente utilizando ingredientes naturais que não desperdicem o potencial da tapioca.

Assista ao vídeo e boa refeição!

 

Comente!