Make

Qual tipo de batom é ideal para você?

batomPoderoso, o batom é capaz de levantar a make de qualquer mulher, garantindo sofisticação, sensualidade e feminilidade ao look.

O batom (do francês bâton) é seguramente um dos hábitos mais antigos do universo da ornamentação feminina.

A sua origem remonta ao tempo dos egípcios quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semipreciosas em torno dos olhos e dos lábios. No entanto, contrariamente ao que é normal referir-se, o uso de corantes para decorar os lábios não foi instituído por Cleópatra. No museu de Berlim, na Alemanha, pode-se ver no busto de Nefertiti, a rainha egípcia esposa do faraó Akhenaton, que os lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.

O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra através do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Criou-se então um padrão de moda feminina em que a cara era tornada o mais branco possível, com a ajuda de cremes, e assim contrastava com os lábios bem vermelhos. Por essa altura o batom era confeccionado a partir de cera de abelha e tintas vegetais.

O Batom atual

Hoje certos tons são considerados coringas e vão bem com os mais variados tons de pele, dos mais clarinhos aos mais escuros.

As mulheres ficam encantadas quando veem os batons usados pelas atrizes na Tv e no cinema, porém saibam que o lindo batom da atriz pode não dar o mesmo efeito se aplicado na sua pele.

O tom de pele ajuda a compor um belo visual e o batom é apenas parte do processo.

Separamos o vídeo abaixo com dicas superbacanas sobre qual batom fica melhor com o tipo da sua pele. Aproveite!

Comente!