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Alongamento: descubra como ele faz maravilhas pelo seu corpo

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões.

É essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos e deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os alguns benefícios como reduzir as tensões musculares, relaxar o corpo, proporcionar maior consciência corporal, deixar os movimentos mais soltos e leves, prevenir lesões, preparar o corpo para atividades físicas e ativam a circulação.

No caso de estudantes eles podem ser feitos até no intervalo das aulas, o alongamento ajuda na respiração, facilitando a circulação sanguínea o que aumenta o raciocínio.

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Como devem ser feitos?

Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões.

Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.

Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina.

Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Por que fazer alongamentos?

A prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promove o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade.

Os esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade.

A consequência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas em ossos e músculos.

Provavelmente, a queixa mais frequente encontrada entre atletas é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.

Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Treino de alongamento

Vale sempre a lembrança, sempre faça seu treinamento acompanhada de um professor de educação física.

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