Bem Estar

A idade ideal para seus filhos começarem a praticar esportes

Um assunto que vem ganhando destaque entre as leitoras do Seu Corpo em Dia diz respeito a idade ideal para que as crianças e adolescentes comecem a praticar esportes. O cuidado com os filhos pequenos é importante, portanto destaca-se a necessidade de realizar constantemente o acompanhamento médico.

Para crianças pequenas o ideal é sempre associar alguma brincadeira lúdicas, para que o exercício possa ser feito de maneira divertida, nessa fase o foco é o desenvolvimento cerebral, a coordenação motora e cognitiva e a sociabilidade.

Sugestão de leitura: Fenomenal: Natação ajuda a emagrecer e definir o corpo

Com o passar do tempo, as próprias crianças passarão a buscar as atividades de maneira mais natural, e o exemplo dos país acompanhando e estimulando a pratica esportiva não como uma obrigação, mas um complemento importante para a vida é fundamental.

Conheça qual tipo de atividade é mais adequada para cada faixa etária.

  • De 6 semanas a 1 ano – Estimular com brinquedos que emitam sons; brincar de esconder e encontrar objetos (um lenço, uma tampa de mamadeira ou qualquer coisa que estiver à mão e seja fácil de colocar embaixo de almofadas ou atrás do corpo do adulto); cantar músicas gesticulando bastante e incentivando o bebê a imitar, de preferência inserindo o nome do bebê na letra; espalhar brinquedos pelo ambiente para que ele se mova para alcançá-los.
  • De 1 a 3 anos – Atividades que motivem a participação da criança, como teatro de fantoches ou de bonecos, que visem o equilíbrio, a flexibilidade e a independência, como dança livre ao som das músicas preferidas da criança.
  • De 3 a 5 anos – Exercícios que envolvam correr, pular, chutar, agarrar ou dançar. Exemplos: chutar e agarrar bolas livremente, “Corre Cotia”, “Meu Mestre Mandou”, pega-pega, esconde-esconde ou estátua.
  • De 5 a 8 anos – Atividades que, ao mesmo tempo em que envolvam correr, pular, agarrar e dançar, desafiem a criança. Exemplos: amarelinha, passa-anel, corrida das cores (diz o nome da cor e a criança deve correr para tocar algo daquela cor), carrinho de mão (uma criança se apoia no chão com as palmas das mãos enquanto a outra a segura pelos pés para uma corrida) ou corrida de sacos.
  • De 8 a 14 anos – Os pais devem apresentar a maior quantidade possível de modalidades esportivas para o filho e deixar que ele escolha em qual quer se especializar. Atividades sugeridas: natação, futebol, vôlei, basquete, handball, tênis, artes marciais, esgrima ou ginástica rítmica.

Natação mamãe bebe

Uma das atividades mais buscadas e que oferece uma série de benefícios é a natação para mamãe/papai e o bebe. Atualmente as escolas de natação possuem profissionais e atendimento adequado para atender as famílias com bebes.

Separamos um vídeo bem interessante de uma matéria feita com os benefícios da natação para as crianças. Assista!

Comente!